Brinquedos para pet – Cuidados
Muitas vezes os brinquedos que compramos para agradar nossos animaizinhos podem ser vilões se não forem adequados à idade e ao tamanho do animal ao qual se destinam. Alguns materiais estranhos podem obstruir órgãos e causar ferimentos. Acessórios de costura, como por exemplo, agulhas e linhas são facilmente atraídos pelos felinos.
Casos de acidentes com estes brinquedos são cada vez mais recorrentes em clínicas e ambulatórios veterinários. Em diversas situações os animais engolem objetos estranhos. Pontas de caneta, tampa de garrafas, moedas e ossos oferecem graves riscos a saúde dos bichinhos. Os filhotes que querem morder tudo o que veem pela frente, são as vítimas mais frequentes.
Leia também:
Limpeza na casa sem prejudicar o pet
Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!
Sintomas após acidentes com brinquedos
Os sintomas mais comuns nesses casos são vômitos, muitas vezes até sem sangue, regurgitação, diarreia, hipersalivação, febre e dificuldade para respirar. Alguns materiais podem causar lesões internas, obstruir esôfago, estômago e intestino, perfurar os órgãos e machucar traqueia, os dentes e a boca do pet.
A primeira coisa a se fazer ao perceber algo estranho, é correr ao veterinário. Deverá ser feito exames de imagens como raio x e ultrassom. Dependendo do caso, o médico responsável irá analisar a possibilidade de provocar expulsão pelo vômito ou acompanhar a saída pelas fezes. Há casos em que uma endoscopia pode retirar o material engolido. Tudo depende da situação. Cirurgias em algumas situações são necessárias, como em casos em que o objeto se aloja no intestino.
O melhor é prevenir, deixar distante os objetos que podem causar risco ao seu pet. Escolha deixar brinquedos de borracha em torno do seu bichinho. Esse cuidado é indispensável para garantir a saúde e o bem-estar dele.
Fonte: Diário Popular
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.