| Tudo sobre Cães e Gatos

Bobtail Japonês – Raça de Gatos

2.07K 2
Bobtail Japonês – Raça de Gatos

O Bobtail Japonês é uma raça de gato originária da China (ao contrário do nome), assim como todos os animais e suas respectivas raças, o mi-kê (conhecido por lá) possui suas características e comportamentos únicos. Existe em duas variedades: a de pelo longo e a de pelo curto.  Fazem parte de uma das espécies mais exóticas do mundo por conta da sua aparência de diferenciada, ele tem a cabeça pequena, orelhas grandes e corpo e membros longos, podem pesar até 15kg. A pelagem é curta, lisa e pintada, como a de uma onça.

O bobtail japonês surgiu no século VII, e por lá acredita-se que o mi-kê traga sorte, felicidade e prosperidade, tendo sua maior representação em templos e estabelecimentos japoneses, tendo o uso de dar boas-vindas.

Leia também:

Savannah – Raça de Gatos

Entenda porque muitos gatos não gostam de água

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona

Ao contrário do nome, esta raça teve origem há cerca de 1.000 anos, tendo surgido naturalmente, sem nenhuma intervenção do homem. O Imperador da China teria dado um Bobtail de presente ao Imperador do Japão no século VII e, desde então, foi considerado um símbolo de boa sorte no Japão.

Quando o Japão sofreu uma ameaça de infestação de vermes, que prejudicariam a produção de seda, o governo japonês mandou soltar os Bobtail nas ruas, para que eles cuidassem dos vermes e, em 1602, a raça foi rebaixada de ‘gato do Imperador’ para ‘gato de rua’.

Uma peculiaridade desta raça é o seu rabo curto e retorcido. É um gato de tamanho médio com a face triangular e as orelhas em estado de alerta. É musculoso e as suas patas traseiras são mais compridas que as dianteiras. É um gato ativo e “rufia” de madrugada. É muito miador.

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

 

Comentários no Facebook