| Tudo sobre Cães e Gatos

Animais conseguem prever terremotos – Você sabia?

786 0
Animais conseguem prever terremotos – Você sabia?

Cães e gatos sofrem mudanças de comportamento horas, e até dias antes de terremotos, ajudando assim os especialistas a preverem desastres naturais. Inclusive a China quer usar animais para prever esses terremotos.

Sabe-se que os animais são mais sensíveis e sensitivos quando comparados aos humanos, isto é fato. Muitas pessoas chegam a afirmar que os bichos possuem um sexto sentido.

Leia também:

É legal invadir domicílio em casos de maus-tratos a animais

Holanda é o primeiro país do mundo sem cachorros abandonados nas ruas, e sem sacrifícios de inocentes

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Uma questão já muito levantada, e bastante polêmica, é se eles conseguem prever desastres naturais.

Explicação científica sobre os animais

Os animais “preveem” terremotos, porque escutam frequências inaudíveis ao ouvido humano e que precedem essa catástrofe. Antes de ocorrer algum evento natural de grande escala, alterações acontecem na pressão do ar e infrassons são gerados no ambiente. Os animais sentem e ouvem estas oscilações.

O som é caracterizado por vibrações (variação de pressão) no ar. O ouvido humano é capaz de captar frequências entre 20Hz e 20,000Hz.

Os infrassons são sons com frequência inferior a 20Hz e captados pelos sismógrafos. Os cães e gatos são capazes de ouvir os infrassons.

O governo de Susaki, no Japão, começou a considerar o comportamento animal como evidência de grandes desastres.

Dois gatos foram monitorados com coleira pedômetra. Os bichanos apresentaram comportamento estranho e níveis alterados foram detectados pela coleira, dois dias antes de um terremoto de escala 9.0 ocorrer no nordeste do Japão.

Casos Intrigantes

Terremoto de 1975 na China

Cientistas chineses detectaram sinais precursores de um grande abalo. Enxames de pequenos terremotos, uma rápida deformação do solo, e diversos animais começaram a comportar-se de maneira estranha.

Isso foi suficiente para 1 milhão de pessoas abandonarem suas casas. Horas depois, um terremoto de escala 7.3 atingiu a cidade.

Terremoto de 1995 na cidade de Kobe

No dia 17 de janeiro, um cachorro usualmente dócil ficou por cerca de três horas cavando um buraco perto da cerca no jardim de sua casa. Horas depois, um terremoto abalou a cidade.

Terremoto de 2001 na cidade de Seattle

No dia 28 de fevereiro, algumas horas antes do terremoto de escala 6.1, houve relatos de gatos escondendo-se e cães dóceis agitados.

Terremoto de 2009 na Califórnia

Sophie, uma cadela mistura das raças Labrador e Golden Retriever, antecipou-se 15 segundos antes do terremoto acontecer.

Fonte: Petmag

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook