Alimentos naturais para gatos – Saiba o que pode:

4

É importante saber que existem muitos alimentos impróprios para os gatos, pois apresentam toxicidade ao seu organismo. Entretanto, alguns alimentos podem ser consumidos por gatos e são até mesmo bastante saudáveis. Vamos citar alguns deles.

Leia também:

Animais com síndrome de down – Entenda como funciona!

Porque os gatos fazem tanto barulho no momento em que cruzam?

Qual a Melhor Ração para Gatos Filhotes? Saiba tudo

Alimentos humanos permitidos para gatos

Iogurte desnatado

Por incrível que pareça, o iogurte desnatado não é um alimento exclusivo para os seres humanos. Alguns animais podem consumi-lo, inclusive os felinos, já que o iogurte contém pouca gordura, e grande concentração de proteínas. O iogurte não desequilibra a dieta dos gatos, e o sabor é bem aceito por eles. Esse alimento é rico em cálcio e vitamina B, que ajuda a manter a saúde do animal, ajudando a prevenir infecções.

Entretanto, é importante verificar se o bicho não tem intolerância a lactose, assim, deixe que ele beba um pouco de leite e análise se há alguma alteração nas fezes, caso isso ocorra, então o iogurte deve ser evitado.

ALIMENTOS

Ovo cozido

Alguns alimentos podem ser realmente uma surpresa, e esse é o caso do ovo cozido. Ele apresenta uma alta concentração de proteína, que é benéfica para o organismo do felino. O importante é servir natural, sem o acréscimo de sal ou outro tempero. Vale ressaltar que o ovo cru deve ser evitado, pois pode causar danos sérios à saúde do bichano.

Carnes

A carne é o alimento que mais traz benefícios ao gato, pois é o pilar nutricional do felino e apresenta alta quantidade de aminoácidos, sendo adequada para suprir as carências do organismo do animal. Além disso, seu alto teor proteico é ideal para a dieta dos gatos. Apesar das qualidades do produto, é fundamental regular o consumo da carne com ração para uma alimentação apropriada.

Queijos

Apenas alguns tipos de queijos podem ser consumidos pelos gatos, e sempre como petisco, como a ricota e a muçarela. Por se tratar de um produto calórico, ele só pode ser servido caso o gato esteja no seu peso ideal.

Legumes

Alguns legumes também podem ser usados para complementar a alimentação felina. Dentre eles se destacam:

● Cenoura: Além de ser saborosa, é rica em vitamina A, protegendo os olhos, melhorando a qualidade do pelo e ajudando no bom funcionamento de alguns órgãos.

● Acelga: A acelga é uma folha muito nutritiva, que apresenta propriedades antioxidantes. Seu consumo faz com que a pelagem esteja bonita e viçosa e fortalece o sistema imunológico. Além disso, evita problemas infecciosos e retarda o avanço de doenças degenerativas. Por se tratar de uma leguminosa que possui muita água, pode manter o gato hidratado.

● Beterraba: Em doses controladas, a beterraba regula a pressão e controla problemas cardíacos e arteriais, ajudando, também, a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar os músculos.

Cuidado: Os mesmos alimentos que são proibidos para cães também são proibidos para os gatos pelos mesmos motivos. Entre eles: uva (com semente, sem semente e uva passa), chocolate, alimentos gordurosos, pães… Há uma imensa lista deles. O ideal mesmo é não dar nenhum alimento ao pet, a não ser que tenha conversado com o veterinário antes.

Fonte: Areiadegato

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.