| Tudo sobre Cães e Gatos

Acne felina: como tratar | Portal dos Cães e Gatos

2.58K 2
Acne felina: como tratar | Portal dos Cães e Gatos

Sim, os felinos também podem ter acne e precisa ser tratada para que não infeccione.

Como identificar:

A acne nos gatinhos aparece principalmente na região do queixo e às vezes na região dos lábios, e é mais comum do que se imagina. Pode surgir em qualquer fase, tanto em machos quanto em fêmeas, em gatos SRD ou de qualquer raça. Pode se manifestar e repentinamente desaparecer, ou ser muito difícil de conseguir tratar. Alguns felinos, ao que tudo indica, não sentem nenhum incômodo, porém em outros a acne pode coçar e ser muito dolorida. É normal acontecer redução de pelagem no local, inchaço e vermelhidão.

Leia também:

Gripe: Vacina para prevenir também nos pets

Pulga Zero – Saiba como combater

Porque os gatos fazem tanto barulho no momento em que cruzam?

Veja a foto abaixo:

 

A imagem acima indica uma situação extrema de acne felina, com espinhas e uma avançada fase de inflamação e infecção. O que é muito grave para o bem estar geral do felino. Vários gatos no início só apresentam um queixo “sujinho”, com alguns cravinhos pretos entre os folículos da pelagem. Em certas situações, o quadro não sai disso, mas em outros, os cravos se tornam espinhas, e podem até ser causa de infecções bacterianas secundárias, por isso precisam ser tratados do modo correto. Em gatos persas a situação inclusive pode acometer a face e as dobras da pele.  Complicações da acne geralmente acontecem em felinos brancos, ou com o queixo clarinho, mas gatos de qualquer cor podem ter acne, então fique alerta, se o seu gatinho é preto ou de uma cor mais escura e você não consegue somente visualizar os cravinhos, passe delicadamente a ponta da unha no queixo do seu gatinho para tentar sentir qualquer pontinho.

Qual a causa?

A resposta é “causa desconhecida”. Mas existem muitos fatores que podem contribuir para o aparecimento da acne nos nossos gatinhos:

  • estresse
  • higiene inadequada
  • excesso de germes (por exemplo, potes de ração sujos)
  • formação excessiva de oleosidade
  • dermatite de contato
  • sistema imune suprimido
  • existência de mais infecções ou doenças

Um dos possíveis culpados para a acne felina é o pote de ração/água de plástico. Além de alguns felinos terem dermatite de contato a resina sintética do plástico ou aos corantes nele usados, hoje em dia acredita-se que os níveis de bactéria encontrados nesses potinhos de plástico são uma das maiores causas do problema. Com a utilização e lavagens constantes, os potes de plástico vão ficando com micro-ranhuras, um ambiente extremamente propício para o desenvolvimento e acúmulo de bactérias. Logo, a troca por potes de vidro, cerâmica, metal, como aço inox, porém não de alumínio, ajudarão na prevenção do problema.

Como é o diagnóstico?

É indicada uma análise do estado geral do felino. Os testes efetuados implicam cultura de fungos e bactérias, raspagem de pele, e até biópsia de pele em circunstâncias sérias.

acne

E o tratamento?

Geralmente a acne é ‘controlada’, e não sarada. Métodos caseiros incluem lavar o queixo uma ou duas vezes por dia com um sabonete neutro, shampoo de clorexidine ou outro antimicrobiano indicado pelo seu veterinário. Para as espinhas, compressas de água morna ou compressas elaboradas com saquinho de chá como por exemplo de camomila, que é calmante, auxiliam a atenuar a dor. Ao lavar a área, você pode friccionar delicadamente com uma gaze ou algodão para facilitar a tirada dos cravinhos, e se forem muitos, passe um pente fino. Enxugue muito bem, e passe um creme de mupirocina. Evite apertar espinhas que já estão inflamadas.

Para situações mais relevantes, o seu veterinário provavelmente irá prescrever tratamentos adicionais, tais como:

  • antibiótico oral ou injetável
  • antibiótico tópico (e nessa condição, atenção extra com o que é usado, pois gatos se lambem e engolem o medicamento)
  • injeção de corticoide para diminuir a infecção
  • shampoos manipulados em farmácia

Desconfio que meu gatinho está com acne. E agora?

Se você captar pontinhos pretos no queixo do seu gatinho, proceda com a higienização diária do local, conforme recomendado acima. Mas, se notar alguma piora, sinal de inflamação ou infecção, consulte o seu veterinário. Um diagnóstico correto no começo da disfunção irá diminuir ou prevenir infecções secundárias e o tratamento será mais fácil. Da mesma forma irá diminuir quaisquer infecções causadas pelo trauma do gato ficar coçando o queixo nos casos em que a acne coça e causa dor.

Fonte: Resgatinhos

Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook