| Tudo sobre Cães e Gatos

Confira 6 alimentos que você não deve dar ao seu cachorro

219 2
Confira 6 alimentos que você não deve dar ao seu cachorro

A grande maioria das pessoas acreditam que alimentar o seu pet é simplesmente dar comida e pronto. Mas não é bem assim que funciona, e nós vamos explicar o porque. O organismo do cachorro funciona de uma forma diferente do nosso, e por isso devemos ficar atentos. Se você dar alimentos ao seu amiguinho de qualquer forma, pode trazer malefícios à sua saúde.

Leia também:

Higiene: dar água não filtrada faz mal para o cachorro?

Confira 6 alimentos que você não deve dar ao seu cachorro

Para se manter saudável, assim como humanos, os cães necessitam de uma alimentação balanceada. Para te ajudar nessa etapa de cuidar da alimentação do seu bichinho, separamos uma lista de alimentos que NÃO devem fazer parte da lista de consumo dele. Vamos lá!

1- Leite e derivados

O leite de vaca deve ser evitado por cães, pois, da mesma forma que humanos, eles podem possuir intolerância à lactose. Dessa forma ao consumir o leite, eles podem sofrer reações como diarreia ou até mesmo vômitos.

O leite indicado para cães é apenas o leite canino, que contém as propriedades nutricionais necessárias. Atente-se também para a saúde da Cadela que vai amamentar, para saber se ela não possui desnutrição. Quando isso ocorre o cãozinho que se amamenta não consome os nutrientes necessários.

2- Chocolate e doces

Não é raro ver donos (sem conhecimento) oferecerem chocolate a seu cachorro. Infelizmente isso traz danos à saúde do bichinho, que sofre ao consumir este tipo de alimento.

O Cacau possui uma substância chamada teobromina, que é tóxica para cachorros. Em pequenas doses, irá afetar apenas filhotes e cães de menor porte. Porém quando se consome quantidades maiores, pode ser fatal para o cachorro.

Portanto, sempre que ver alguém oferecendo chocolates a um cachorro, o interrompa e explique os malefícios que irá causar. Já no caso de doces, devem ser evitados por causa do açúcar. Além de fazer mal ao bichinho, pode ainda, se consumido em excesso, levar à obesidade canina.

3- Alho e cebola

Tanto o alho quanto a cebola possuem uma substância chamada tiossulfato, que se for consumida em excesso ou com frequência, poderá causar anemia hemolítica. O consumo desses alimentos podem ainda causar irritação gástrica.

Os cachorros não possuem a enzima específica para metabolizar essa substância da melhor forma. Por isso ela pode acumular no organismo. Porém o alho possui uma concentração muito melhor que a cebola.

4- Uva passa

O sistema urinário dos cachorros não conseguem filtrar as substâncias presentes na uva passa. Isso traz problemas renais para os bichinhos, e pode levar à morte.

O motivo pelo qual isso ocorre ainda não é totalmente esclarecido, mas é certo que pode matar. Portanto você deve evitar a todo custo o consumo de uva e passas por parte de seu pet. Por mais que pareça um alimento inofensivo.

5- Café

Se você tem o costume de oferecer aquele resto de café para seu pet, pare agora mesmo. Tanto o café quanto o chá preto, possuem substâncias que podem trazer malefícios à saúde do seu pet.

A cafeína pode causar aumento dos batimentos cardíacos e causar até seu falecimento por isso. Até mesmo convulsão pode ocorrer com o consumo excessivo de café. Portanto, se resguarde em relação a isso.

6- Alimentos gordurosos

Não é segredo que comidas gordurosas não são saudáveis nem mesmo para humanos, imagine para cachorros. O excesso de alimentos gordurosos pode trazer um desgaste intestinal ou até mesmo inflamação pancreática.

A pancreatite pode acabar trazendo seu pet a óbito, por isso não ignore este aviso. O mau funcionamento do organismo de seu cãozinho pode trazer problemas irreparáveis.

Nos diga, você gostou desse artigo? Que tal compartilhar com seus amigos para que eles também saibam como cuidar de seus bichinhos?

Comentários no Facebook