| Tudo sobre Cães e Gatos

13 Alimentos saudáveis que você pode dar para o seu cachorro

17.65K 12
13 Alimentos saudáveis que você pode dar para o seu cachorro

Quem disse que cachorro só pode comer ração?

Todo dono apaixonado adora dar um petisco ou agrado ao seu companheiro canino. Porém, muitos desses petiscos disponíveis em pet shops não são alimentos saudáveis, levam aditivo e contém um alto teor de sódio além de ser gordurosos, que pode causar obesidade e prejudicam a saúde do pet.

petiscos cão

Por isso, separamos 13 alimentos saudáveis que seu cão vai adorar e ainda fazem bem ao seu companheiro. Essas opções consistem em alimentos que nós humanos consumimos e que, se feitos da maneira correta, podem ser oferecidos para os cães sem preocupação. Claro, a quantidade deve ser bem controlada, afinal, nada em excesso é bom.

Leia também:

Águia leva cachorro em passeio aéreo e ele volta ileso para casa

Confira:

1 – Banana: Rica em potássio, fibra e vitaminas A e C. Ela também auxilia no bom funcionamento do intestino e no sistema imunológico do seu pet. Porém, a banana é uma fruta com um alto teor de açúcar, por isso, dê em pequenas quantidade e sempre cortada em rodelas sem os fios.

cachorro comendo banana

Alimentos saudáveis

2 – Abóbora: Rica em diversas vitaminas, proteínas, potássio, carboidratos, magnésio, fósforo, a abóbora pode ser oferecida sem preocupação desde que esteja sem casca e cozida próxima do ponto de purê. Ofereça em cubinhos ou tirinhas.

3 – Maçã: Com fibras e pectina, ajuda a controlar a glicemia no pet. Também possui antioxidantes capazes de agir contra o estresse e o câncer. Vale ressaltar que é necessário retirar as sementes, já que elas liberam substância que podem ser tóxicas aos cães.

cachorro alimentos

Alimentos saudáveis

4 – Batata: Geralmente a batata é indicada para os cachorros que estão começando uma alimentação apenas com alimentos saudáveis. Por possuir bastante carboidrato, sua quantidade deve ser bastante limitada. Mas outras propriedades como vitaminas do complexo B e C são muito valiosas e ajudam na manutenção dos músculos, ossos e dentes.

5 – Caqui: Fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de doenças degenerativas e tem ação antioxidantes.

alimentos saudaveis

Alimentos saudáveis

6 – Brócolis: É difícil encontrar alguém que não goste de brócolis e com os bichinhos de estimação não é diferente. O melhor de tudo é que o legumes é super indicado, principalmente para os idosos ou os que lutam para perder peso. Isso porque as propriedades (cálcio, zinco, ferro, vitaminas B1, B2, B6, C e A) ajudam no controle da pressão arterial e trazem uma sensação de saciamento.

alimentos saudaveis

Alimentos saudáveis

 

7 – Cenoura: Dentro dos itens desta lista pode ser considerada a queridinha, já que a maioria dos cães amam. Além de ser rica em vitamina A ainda possi vitamina C, K, complexo B, potássio e betacaroteno. Ajudando no equilíbrio do organismo do animal, limpando os dentes e melhorando a mastigação. Para oferecê-lo, retire a casca e cozinhe sem adicionar sal ou qualquer outro tempero ou ofereça crua em pedaços.

cachorro pode comer cenoura

Alimentos saudáveis

8 – Inhame: Pela grande quantidade de fibras e baixa de gordura também é uma ótima opção pros cães em dieta. Para cozinhá-lo basta tirar a casca e esperar amolecer bem. A forma como ele será servido vai da preferência do dono e do animal.

9 – Batata-doce: A batata-doce é ótima para a manutenção do sistema imunológico, dos músculos, ossos e dentes. Além de ser bem gostosa, é rica em vitaminas do complexo B e C, cálcio, betacaroteno, magnésio e fibras. Mas deve ser servida sempre cozida e sem temperos.

batata doce saudaveis

Alimentos saudáveis

10 – Melão: O melão é um alimento que possui muita água em sua consistência e indicado como um alimento usado na prevenção ao câncer. Também é rico em vitamina B6 e C, fibras, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Só não esqueça de cortar em pequenos pedaços, tirar a casca e sementes.

alimentos saudaveis melao caes

Alimentos saudáveis

11 – Melancia: Rica em fibras, vitamina A e C, essa deliciosa fruta é uma boa fonte de potássio, que é um importante antioxidante e ajuda a controlar naturalmente a frequência cardíaca. Em sua forma natural, a fruta em si contém 90% de água, sendo que uma porção de aproximadamente 120g, fornece cerca de 20% dos níveis de vitamina que devemos consumir ao longo de um dia. Uma ótima opção para o verão. Ofereça sempre sem casca e sem sementes.

alimentos

Alimentos saudáveis

12 – Pêra: A forma de servir a pêra é a mesma da maçã, retire o cabo e a semente e corte um cubinhos com casca. A fruta é rica em B1, B2, C, A e niacina o que fortalece o sistema imunológico e o intestino.

13 – Pipoca: É um lanche de baixa caloria, contém potássio, o que é ótimo para os ossos, além de sais minerais, como cálcio, magnésio e fósforo. Só tenha atenção para não colocar nem sal nem manteiga. Ela pode ser feita sem esses temperos. Atenção – O risco está na asfixia do animal (principalmente se for pequeno) estoure e dê somente para raças de médio e grande porte.

Esses alimentos alternativos podem ser uma ótima forma de substituir petiscos industrializados e continuar agradando o seu cachorro.

Atenção: Jamais se esqueça de não acrescentar temperos no momento do preparo ou de retirar as sementes das frutas. Antes de tomar qualquer decisão em relação a dieta de seu animal de estimação, procure pela opinião de um veterinário de confiança.

Fontes: Canal do Pet e Meu cupom.com

Gostou do nosso conteúdo? Curta o nosso Facebook, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Comentários no Facebook