10 alimentos que você jamais deve dar ao seu cachorro
10 alimentos que você jamais deve dar ao seu cachorro. Esses alimentos podem levar os bichinhos até mesmo a morte, sabia?
Muitas vezes, no momento das nossas refeições, percebemos que os cães fazem aquelas carinhas de pidões. Os caninos precisam ter uma dieta restritiva de vários alimentos. Eles são proibidos para cachorros e todo dono deveria conhecer. Cães não podem comer a mesma coisa que nós humanos comemos.
Leia também:
As plantas mais comuns e tóxicas que podem levar o seu pet à morte
13 Alimentos saudáveis que você pode dar para o seu cachorro
O perigo dos OSSOS DE COURO: Pode ser mortal para o seu cão
Listamos alguns alimentos que você jamais deve dar ao seu cachorro:
Abacate
O abacate é um alimento letal para os cães. É uma fruta que contém muita gordura e açúcar, que pode acarretar sobrepeso e diarréia forte no animal. A fruta possui uma substância altamente tóxica chamada Persin.
Laranja
A fruta não fará mal, desde que o dono tenha certeza que o cachorro não sofre de gastrite. Como o estômago do cão é muito sensível, a maioria sofre com a acidez da fruta e pode passar mal.
Saiba mais sobre as frutas cítricas.
Alho e cebola
Esses vegetais podem causar uma grande irritação gastrointestinal (estômago e intestino), levando a danos nas células vermelhas do sangue. Os cães estão em risco se ingeridos em grandes quantias. Isso é muito grave e se não for detectado a tempo pode ser fatal.
Leite e derivados (Ex: Sorvete, queijo e etc…)
Muitos vezes podemos ver (principalmente em redes sociais) tutores oferecendo sorvete para os cães, mas isso pode fazer muito mal para eles. O organismo de seu cachorro não consegue digerir a lactose, enzima abundante no leite e em seus derivados. Isso pode causar diarreia entre outros problemas digestivos. Antes de oferecer qualquer alimento fora da dieta do seu cão converse com o seu veterinário.
4 receitas de sorvete para cachorros muito simples de preparar
Espiga de milho
Obvio que você não dará uma espiga de milho para o seu cachorro né?! Mas já ocorreu casos de animais ingerir a espiga na rua (no momento do passeio) ou até mesmo vasculhando o lixo de casa. A espiga de milho não digere bem no estômago de um cão. Caso ele engula um pedaço grande, pode provocar obstrução intestinal, sendo que os sintomas são vômitos, perda de apetite, falta de fezes ou mesmo diarreia. Nesse caso, leve-o ao veterinário imediatamente.
Um caso de óbito por ingerir espiga de milho. (Morte de cadelinha serve de alerta aos riscos em determinados alimentos)
Sal
Não é novidade que o sal não é nada bom para nós humanos, mas imagina para os cães? Não dê alimentos salgados, batatas fritas ou outros industrializados. Ingerir muito sal também pode provocar sede excessiva, urinar excessivamente e levar a intoxicação por íons de sódio. Os sintomas de muito sal também incluem vômitos, diarréia, depressão, tremores, temperatura corporal elevada e convulsões.
Ossos de frango cozido ou assado
Separar os ossos de galinha para os cães depois do almoço. Isso não é nada saudável e pode causar estragos no sistema digestivo do animal, rompimento dos dentes, lesões na boca, no estômago, hemorragias graves no estômago e reto. Se você tem esse hábito, por favor, pare. Se seu cão gosta muito a melhor opção é uma cenourinha crua.
Chocolate
Nem adianta ficar com peninha. O chocolate é altamente tóxico para os cães, possui uma substância chamada de teobromina. Ingerida de 100 a 150 mg por quilograma do peso do animal, ela pode causar a morte de seu bichinho.
O indicado é procurar um veterinário imediatamente caso ele coma acidentalmente algum pedaço de chocolate.
Bebidas Alcoólicas
Bebidas alcoólicas também pode causar intoxicação nos cães. Muitas vezes não são nem os donos que vão lá e disponibilizam a bebida para o cachorro, mas acontece deles ingerirem álcool ao encontrar copos jogados em final de festa.
Fontes: Tudo Sobre Cachorros e Cachorro 29 anos
Gostou do conteúdo? Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.